sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

de início,

Opa, Opa!

Essa é a primeira postagem desse blogue que nem sei bem do que se trata.

Ou melhor, talvez eu possa dizer do que se trata se averiguar aquilo sobre o que decido escrever aqui.

***

Fui tio há alguns dias. Cerca de oito dias. Sem contar os dias de gravidez em que a gente já se intitula -- linguística e afetivamente como tal. Sou o irmão mais novo e titio de primeira viagem. Esse poderia ser o blogue de um pai, de uma mãe; parece que ser o blogue de um tio é algo secundário, menor, ou menos importante. Mas isso não me importa: me importa é esse lugar de onde falo, as coisas que posso observar e intervir, refletir sobre, e como o posso fazer.

Pedro tem, portanto, oito dias hoje. Uma semana. Embora o tema desse blogue seja o fato de ser tio, não é bem Pedro que vai estar aqui durante o tempo que durar esse projeto. Talvez o tema seja mais o fato de ter um bebê ou uma criança ao nosso redor, de ter uma irmã recém-parida ou um cunhado que é pai de primeira viagem, ou uma mãe que foi vó agora. As complicações, os estresses, os caminhos e descaminhos de estar perto dessa vida que é tão grande, essa que um bebê carrega em si. Mas também articulando esses temas com outras questões importantes. Bem, isso a gente vai vendo e definindo ao longo do caminho. Portanto, esse não é (só) um blogue que poderia se destinar a titios ou titias que se identificassem com esse lugar de fala de onde me expresso; que esses o leiam, opinem, falem, vai ser importante. Mas a ideia é tratar de temas gerais que se cruzam e intercruzam com esse lugar de onde falo. Vocês vão entender melhor à medida que eu o for constituindo como blogue, por meio das estórias e das discussões que eu colocar aqui.

***

No final das contas, isso pode ser mentira, pode ser uma invenção. Acreditem se quiser. Espero que se apaixonem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário